quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Meteorologia prevê tormentas nesta quarta-feira




Depois de uma terça-feira quente no estado, com temperaturas que passaram dos 34°C em várias cidades, a quarta-feira (15) será marcada por mudanças nas condições meteorológicas. A combinação da aproximação de uma Frente Fria pela Argentina e pelo Uruguai com a presença do Jato de Baixos Níveis (JBN), que transporta ar quente e umidade do centro/norte do país em direção ao RS, deve favorecer a formação de áreas de instabilidade (nuvens de tormenta), que podem provocar temporais com chuva forte, intensas rajadas de vento (>70-80 km/h), descargas elétricas e eventual queda de granizo, já a partir do final da madrugada e ao longo da manhã, entre o Sul do estado e fronteira com o Uruguai. Ao longo da tarde, essas instabilidades se intensificam e se propagam, trazendo temporais a outros pontos do Sul, Campanha, Centro e Fronteira Oeste.

Ainda entre a tarde e a noite, devido ao intenso calor, instabilidades pré-frontais (que antecedem a chegada da frente fria), e que muitas vezes estão associadas a temporais localizados, devem atuar em áreas do Centro/Norte do estado, incluindo áreas da Capital, Serra gaúcha, Vales, Planalto Médio e Litoral Norte. Durante a tarde, inclusive, as temperaturas devem ficar entre os 36°C e 38°C, sobretudo entre os Vales e a Grande Porto Alegre, antecedendo a chegada destas instabilidades. 


Entre o final da noite de amanhã e madrugada de quinta-feira, a frente fria finalmente deve chegar ao estado, trazendo neste período, rápida queda nas temperaturas e sensação de frio em cidades da metade Sul do estado (com marcas ao redor dos 15°C e sensação térmica, devido as rajadas de vento, próxima dos 10°C durante o amanhecer, em áreas da Serra do Sudeste). Ainda durante a madrugada e manhã de quinta-feira, novas áreas de instabilidade, associadas à frente fria, podem provocar temporais com chuva forte, intensas rajadas de vento (>70-80 km/h), descargas elétricas e eventual queda de granizo entre o Centro/Norte do estado, incluindo cidades como Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Erechim e Santa Rosa. Paralelamente à isso, ao longo dia, as temperaturas entram em rápido declínio com chuva nestas regiões, com marcas próximas ou inferiores aos 15/16°C no final da tarde, nas regiões de maior altitude do estado (Serra e Aparados). 

Ainda na quinta-feira, ao longo da manhã, a aproximação de um anticiclone (centro de alta pressão – massa de ar mais fria e seca) que avança do Uruguai e Argentina para o RS deve trazer tempo firme à municípios do Sul gaúcho. Entre a tarde e a noite, com o avanço e estabelecimento deste sistema, o tempo volta a firmar no estado e a madrugada de sexta-feira será de tempo seco e temperaturas em declínio em todo estado. 

❄️🌡️🌄 O amanhecer de sexta promete ser com sensação de frio, com temperaturas abaixo dos 15°C de forma generalizada no estado (com exceção de áreas do Litoral) e próximas ou inferiores aos 10°C em áreas da Serra do Sudeste, Planalto Médio, Serra e Aparados. Durante a tarde, no entanto, com predomínio do sol, as temperaturas entram em elevação e devem ficar entre 25°C e 30°C na maioria das regiões do estado. Entretanto, a noite, as temperaturas voltam a cair e a madrugada de sábado promete, ser mais uma vez, com temperaturas abaixo dos 15°C em grande parte do estado e abaixo dos 10°C em pontos altos dos Aparados e da Serra. Nos locais de relevo acentuado ("baixadas"), as temperaturas poderão ser ainda menores, inclusive em outros locais, como na Serra do Sudeste. 

❗OBS: Os modelos em sua maioria, neste evento, sugerem acumulados de chuva razoáveis no estado (> 30-50 mm), com acumulados que localmente podem passar dos 100-150 mm, não se descartando ainda maiores. No entanto, ainda divergem acerca da região do estado que receberá os maiores acumulados. Nos acompanhe e fique por dentro! 

☔☔ Na imagem em anexo, projeção do modelo WRF (com resolução de 12 km) inicializado com o modelo GFS, rodado pela Sigma Meteorologia. Essa projeção mostra a estimativa de acumulado de chuva total no estado entre amanhã e quinta-feira. No entanto, chuvas com grande acumulado em curto período de tempo e geralmente associada a temporal, pouco reflete em melhorias no desempenho da lavoura, servindo mais para manutenção dos reservatórios de água.

Acompanhe a Sigma em outras redes sociais: 

Instagram: @SigmaMeteorologia

Twitter: @SMeteorologia

Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/HafqYZr7AoN7HdYOdipyef

Sem comentários:

Enviar um comentário