quinta-feira, 25 de julho de 2019

Enquanto a Fronteira Oeste prepara-se para voar, Alegrete fica estacionado



_Seis cidades do interior estarão conectadas à capital pelo transporte aéreo, a partir de setembro_

A partir de 20 de setembro de 2019, data máxima da cultura gaúcha em que o Rio Grande do Sul reverência a Revolução Farroupilha, os gaúchos de seis cidades terão mais um motivo para comemorarem outro marco histórico. Nesta data, novos voos regionais farão a ligação interior-capital, através da integração operacional de duas empresas: Gol e Two Flex. A comercialização das passagens será feita pela Gol Linhas Aéreas e a operação pela Two Flex Aviação Inteligente. As aeronaves Gran Caravan, terão capacidade, inicialmente, para nove passageiros.

_CALENDÁRIO DE INÍCIO DOS VOOS_

As primeiras novas rotas aéreas serão inauguradas para as cidades de Bagé e Santa Rosa, no dia 20 de setembro de 2019.

No mês de novembro será a vez de voar para Rio Grande a partir do dia 9 e para São Borja a partir do dia 21.

Em 16 de dezembro será inaugurada a rota para Santana do Livramento, cujo o aeroporto utilizado será o de Rivera, no Uruguai. E por fim, no dia 20 de dezembro, começa o voo Passo Fundo-Porto Alegre.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 25, pelo
governador Eduardo Leite; o presidente da GOL, Paulo Kakinof; o presidente da Two Flex, Rui Aquino, e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, em cerimônia no Palácio Piratini.

“O transporte aéreo deixou de ser uma prática de elite e tornou-se uma necessidade pública. Por isso, precisa de políticas públicas para harmonizar o desenvolvimento em todas as regiões e estancar o êxodo das pessoas dos locais em que não existe acesso rápido e seguro”, disse o Deputado Frederico.

A parceria entre as duas empresas amplia de quatro para dez rotas regionais no Rio Grande do Sul, ligando o interior à capital.

_DECRETOS DE INCENTIVO À AVIAÇÃO REGIONAL_

O governador assinou no dia 3 de julho duas medidas que alteram o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS). O Decreto 54.686 permitiu à Gol iniciar as atividades no RS, pois  possibilita às companhias aéreas exercerem suas atividades por meio de contratos comerciais com terceiros.

Já o Decreto nº 54.685 prevê a redução de base de cálculo na aquisição de querosene de aviação no RS. O novo texto possibilita que a alíquota do combustível possa cair a até 2%, dependendo da quantidade de rotas ofertadas, a disponibilidade de assentos e a frequência de voos.

Esse benefício entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2020. Com isso, representantes tanto da Gol quanto da Azul Linhas Áreas Brasileiras, que já opera com seis voos regionais no Estado, anunciaram que pretendem ampliar a oferta de voos e de municípios gaúchos atendidos a partir do próximo ano.

“A estratégia de estímulo à aviação regional é fundamental como ação de promoção do desenvolvimento integrado entre as regiões do Estado, atraindo investimentos, agilizando a logística e diminuindo distâncias. A sociedade e a economia só tem a ganhar”, disse o Governador Leite.

_FREDERICO LIDERA A RETOMADA DA AVIAÇÃO REGIONAL DESDE 2015_

Há quatro anos, o Deputado Frederico Antunes criou e presidiu na Assembleia Legislativa, a Comissão Especial da Aviação Civil Regional, que percorreu todas as regiões do Estado mobilizando as autoridades, promovendo audiências públicas e visitas técnicas aos aeroportos. A ação deu origem à Frente Parlamentar da Aviação Regional, cujo o trabalho de articulação política segue na ativa junto aos governos Estadual e Federal e as companhias aéreas.

Atualmente, a Azul Linhas Aéreas integra o PDAR-RS, operando seis rotas regionais, com aeronaves de, pelo menos, 70 lugares. As rotas em operação são as seguintes:

- Porto Alegre–Santa Maria
- Porto Alegre–Uruguaiana
- Porto Alegre–Pelotas
- Porto Alegre–Santo Ângelo
- Caxias do Sul–Campinas (SP) (120 lugares)
- Passo Fundo–Campinas (SP) (120 lugares)

Também estiveram presentes à solenidade no Piratini, o vice governador Ranolfo Vieira Jr; os prefeitos de Bagé, Divaldo Lara; de Livramento Ico Charopen, os vices de Rio Grande, Paulo Renato Gomes e de São Borja, Roque Feltrin e o Secretário de Desenvolvimento de Santa Rosa, Rafael Rufino. Além do Senador Luís Carlos Heinze; o Secretário Nacional da Aviação, Dário Lopes; o presidente do departamento aeroportuário do RS, Nilson Serafini; a diretora presidente do aeroporto de Porto Alegre, Andreea PAL; o Procurador Geral de Justiça Estado, Fabiano Dallazen; e deputados estaduais, federais, autoridades do setor aéreo, lideranças políticas, representantes das associações comerciais, empresários, imprensa e demais convidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário